Formulário de Busca

Cursos e palestras

Conheça os cursos e palestras que a Fundação Dorina promove para aproximar o tema da deficiência dos mais diversos públicos da comunidade

O que é o sistema braille?

É um sistema de leitura para cegos por meio do tato, criado pelo francês Louis Braille. Braille apresentou a primeira versão do seu sistema de escrita e leitura com pontos em relevo, para a utilização do deficiente visual, em 1825. A escrita é baseada na combinação de 6 pontos, dispostos em 2colunas de 3 pontos, permitindo a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicografia e informática.

O que são livros falados?

São obras gravadas em áudio, em voz humana ou sintetizada, para a pessoa com deficiência visual. A Fundação Dorina Nowill possui dois estúdios nos quais são gravados livros didáticos, obras literárias e “best-sellers”, além da Revista "Veja” falada. Atualmente, a instituição mantém a Biblioteca Circulante de Livro Falado, que possui um acervo com mais de 860 títulos de livros falados, emprestados gratuitamente às pessoas com deficiência visual de todo o Brasil.

O que é cecograma?

Serviço que isenta a pessoa com deficiência visual das taxas de postagem de materiais em braille. Para utilizá-lo, basta colocar um dos selos apresentados no lugar dos selos tradicionais dos correios. O cecograma poderá ser enviado com registro ou com AR (aviso de recebimento), sem cobrança. Caso tenha qualquer dificuldade em enviar o material sem cobrança, solicite o telefone da agência e o nome de um responsável e entre em contato conosco pelos telefones (11) 5087-0990 ou 5087-0991. Para mais informações sobre o cecograma consulte o link: http://www.correios.com.br/produtosaz/produto.cfm?id=BCFC5CCB-C04A-0C37-D3A0A6779535126D

Quem somos

Há mais de seis décadas a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem se dedicado à inclusão das pessoas com deficiência visual, por meio do acesso à educação e a cultura. Oferece programas de clínica de visão subnormal, educação especial, reabilitação e empregabilidade, além de produzir e distribuir livros braille, falados e digitais acessíveis.

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Rua Doutor Diogo de Faria, 558 • Vila Clementino • São Paulo/SP - Fone: (11) 5087-0999 / Fax: (11) 5087-0977

Canal de relacionamento com o doador - 0300-777-0101

Produzido por Espiral Interativa