Formulário de Busca

Cursos e palestras

Conheça os cursos e palestras que a Fundação Dorina promove para aproximar o tema da deficiência dos mais diversos públicos da comunidade

O que é o sistema braille?

É um sistema de leitura para cegos por meio do tato, criado pelo francês Louis Braille. Braille apresentou a primeira versão do seu sistema de escrita e leitura com pontos em relevo, para a utilização do deficiente visual, em 1825. A escrita é baseada na combinação de 6 pontos, dispostos em 2colunas de 3 pontos, permitindo a formação de 63 caracteres diferentes que representam as letras do alfabeto, números, simbologia aritmética, fonética, musicografia e informática.

O que é Daisy?

“Digital Accessible Information System” é um conjunto de protocolos de definição do formato de livro digital criado pelo Daisy Consortium, um grupo mundial de entidades voltadas para a publicação de livros em formatos acessíveis. Diretamente relacionada com organizações responsáveis pela criação e manutenção dos protocolos de linguagens universais, tais como W3C, NISO, OpenEBook.Org, o consórcio Daisy criou e mantém este que é hoje o principal conjunto de protocolos usados na publicação de livros digitais, o que facilita o compartilhamento de recursos através da padronização de formatos de informação acessíveis. Mais informações: www.daisy.org

O que são livros Daisy?

São livros digitais no formato Daisy, compatíveis com os protocolos internacionais de acessibilidade. O livro Daisy possibilita um ou mais arquivos de áudio, gravado em voz humana ou sintetizada, ser reproduzido em equipamentos portáteis ou sua navegação no texto (escrito e falado) ser feita em computadores com aplicativo de leitura Daisy (reader).

Quem somos

Há mais de seis décadas a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem se dedicado à inclusão das pessoas com deficiência visual, por meio do acesso à educação e a cultura. Oferece programas de clínica de visão subnormal, educação especial, reabilitação e empregabilidade, além de produzir e distribuir livros braille, falados e digitais acessíveis.

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Rua Doutor Diogo de Faria, 558 • Vila Clementino • São Paulo/SP - Fone: (11) 5087-0999 / Fax: (11) 5087-0977

Canal de relacionamento com o doador - 0300-777-0101

Produzido por Espiral Interativa