Formulário de Busca

Centro de memória

Centro de Memória Dorina Nowill

O Centro de Memória Dorina Nowill tem como missão apresentar a história da luta das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo. Fundado em 2002 é o primeiro museu brasileiro a considerar a cultura da deficiência visual como patrimônio histórico.

Nosso objetivo é valorizar a história das ações em benefício das pessoas com deficiência visual, além de organizar e disseminar informações.

Nosso trabalho tem eixos de ações educativas, e de educação patrimonial, visando a promoção e acesso à informação e à memória histórica.

A exposição

Em 11 de março de 2013 inauguramos nossa segunda exposição de longa duração: E tudo começou assim: ações, projetos e histórias que mudaram a vida das pessoas com deficiência visual, apresentando diversos projetos, serviços e o avanço das tecnologias acessíveis disponíveis para as pessoas com deficiência visual.

Convidamos a todos para nos conhecer e participar de nossas atividades!

Miniatura da Exposição 1
Miniatura da Exposição 2
Miniatura da Exposição 3
Miniatura da Exposição 4

Acervo

Nosso acervo é composto por objetos tiflológicos (máquinas braille, regletes, sorobans); textuais (cartas, diplomas, publicações), iconográficos (fotografias); audiovisual (reportagens) e depoimentos orais.

A coleção em sua maioria provém da própria instituição, temos ainda peças doadas por organizações parceiras, e documentos produzidos por personalidades importantes na área da inclusão social.

Nossas ações de preservação documental contam com uma reserva técnica climatizada, mobiliário e equipamentos apropriados, proporcionando mais acesso e facilidade para realização de guarda e pesquisa no acervo.

Acesse nosso banco de dados: http://centrodememoria.fundacaodorina.org.br/Consulta/

Miniatura da Acervo 1
Miniatura da Acervo 2
Miniatura da Acervo 3
Miniatura da Acervo 4

Destaque

O projeto "Aprendendo com o Centro de Memória" busca ampliar o acesso de estudantes e professores da Educação Básica, proporcionando o conhecimento da temática da deficiência visual. Oferecemos visitas educativas à exposição "E tudo começou assim: ações, projetos e histórias que mudaram a vida das pessoas com deficiência visual" e demais espaços da Fundação Dorina Nowill para Cegos, além de material educativo.

Miniatura da Acervo 1As visitas educativas apresentam temas como inclusão, cidadania, educação e tecnologias por meio de atividades lúdicas e propostas educativas.

O Centro de Memória Dorina Nowill conta a história da luta e das conquistas das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo, valorizando a temática como patrimônio. Nosso objetivo é preservar, organizar e disseminar informações a respeito da história das ações em benefício das pessoas com deficiência visual - cegas e com baixa visão.

Para tanto, o trabalho do Centro de Memória contempla eixos de ações educativas, de educação patrimonial e de preservação, visando a promoção e o acesso à informação e à memória histórica.

O acervo é composto por objetos que contribuem com a vida cotidiana e em sociedade de pessoas com deficiência visual, além de peças e documentos que apresentam a trajetória de Dorina de Gouvêa Nowill e de outras personalidades importantes na área da inclusão.

No Centro de Memória você irá encontrar:

• Exposição em formato acessível (recursos táteis e sonoros, piso tátil, audiodescrição etc.)
  • Equipamentos para escrita braille
  • Materiais didáticos adaptados de diversas épocas
  • Publicações em formatos acessíveis
  • Esculturas e objetos disponíveis ao toque

Agende sua visita

Pelos telefones (48) 3226.7005 | (48) 8411.2509
Pelo e-mail aprendendocm@fundacaodorina.org.br

• 1h30 de visita educativa e interativa
  • Material educativo para alunos e professores
  • Transporte e alimentação inclusos
Miniatura da Visitas 1
Miniatura da Visitas 2
Miniatura da Visitas 3
Miniatura da Visitas 4
Miniatura da Visitas 5
Miniatura da Visitas 6
Miniatura da Visitas 7
Miniatura da Visitas 8

Prêmios

O reconhecimento mundial da atuação da Fundação Dorina e de Dorina de Gouvêa Nowill em prol do desenvolvimento e da inclusão social de pessoas com deficiência visual é concretizado por diversos prêmios e outras homenagens concedidas por organizações do mundo todo, pelo governo brasileiro e por organizações brasileiras. Confira mais sobre a premiação

Linha do tempo

Quem somos

Há mais de seis décadas a Fundação Dorina Nowill para Cegos tem se dedicado à inclusão das pessoas com deficiência visual, por meio do acesso à educação e a cultura. Oferece programas de clínica de visão subnormal, educação especial, reabilitação e empregabilidade, além de produzir e distribuir livros braille, falados e digitais acessíveis.

Fundação Dorina Nowill para Cegos

Rua Doutor Diogo de Faria, 558 • Vila Clementino • São Paulo/SP - Fone: (11) 5087-0999 / Fax: (11) 5087-0977

Canal de relacionamento com o doador - 0300-777-0101

Produzido por Espiral Interativa