05 dicas para aumentar suas chances de empregabilidade

Sabemos que o mundo do trabalho não é nada fácil, mas conseguir aquela vaga tão esperada também não é impossível. Todas as pessoas têm potencialidade para se desenvolver profissionalmente e são as competências adquiridas nesse caminho que lhe darão oportunidades de emprego.

Mas, quais são os atributos necessários para se diferenciar no mundo do trabalho? Pensando nessa resposta, a área de Empregabilidade da Fundação Dorina elencou cinco principais dicas para melhorar e aumentar suas chances de empregabilidade.

1) Conheça sobre si mesmo

Para se colocar no mundo do trabalho, antes de tudo, você precisa se conhecer. Se antes o profissional era medido pelo seu QI, hoje ele é medido pela sua inteligência emocional – um conceito em Psicologia que descreve a capacidade de reconhecer e avaliar os seus próprios sentimentos e os dos outros, assim como a capacidade de lidar com eles.

Portanto, saber dominar suas emoções, trabalhar os sentimentos negativos, ter autocontrole, saber lidar com situações adversas, ter autoconfiança, ser resiliente, não ter medo de se expressar e desenvolver o sentimento de empatia são fatores que lhe ajudam e muito a aumentar seu nível de empregabilidade.

2) Busque conhecimento

Descrição da imagem: foto de grupo de cerca de 40 pessoas sentadas em cadeiras universitárias. Elas estão sorrindo e muitas exibem seus diplomas para a foto.

Dominar a sua área de atuação é fundamental. Primeiro, porque quanto mais conhecimento, menos chances de errar, o que também lhe dá segurança para tomar decisões eficazes. E, dessa forma, você se destacará como profissional e alcançará seus objetivos.

Saber como funciona o mercado em que atua, quais são as perspectivas, qual é o perfil de seus colegas de trabalho, os processos internos e legislações é o começo para se aprimorar na sua área. Além de sempre buscar conhecimento técnico para manter-se atualizado, acompanhando as inovações.

3) Saiba trabalhar em equipe

Vivemos na era da tecnologia e a internet tem facilitado muitas coisas, entre elas, estar conectado com as pessoas de forma instantânea. No entanto, para o mundo do trabalho isso não basta.

Estar em contato direto é a melhor forma de aprender a trabalhar em equipe. E esse é um atributo essencial para o mundo do trabalho, já que ele só acontece a partir da cooperação entre pessoas. Opinar, ajudar, cobrar e elogiar são formas de interação social que ajudam no seu desenvolvimento, tanto profissional como pessoal.

4) Tenha espírito proativo

Essa é uma das competências mais valorizadas no mundo corporativo. Com espírito proativo, o profissional se antecipa às situações e se torna um criador de soluções. Ele empreende, ele pensa e age como dono do negócio e isso lhe gera muito valor.

Descrição da imagem: foto de homem sorridente com os dedos entrelaçados, esticando os braços. Ela usa jaleco branco. Ao lado esquerdo há uma cadeira de massagem.

A pessoa proativa vai além das suas responsabilidades, é inquieta e busca conhecimento para aumentar sua produtividade pelo bem de outras pessoas, de um negócio ou de uma iniciativa. É um grande avanço para quem deseja aumentar suas chances de empregabilidade.

5) Seja um líder

Assumir uma posição de liderança será a consequência do desenvolvimento das quatro primeiras dicas. Se você domina a área em que atua, sabe lidar e interagir com pessoas, tem controle nas atitudes e comportamentos e pensa e age como dono do negócio, não há dúvida que se tornará um líder.

E, para isso, é preciso transformar suas experiências em resultados. Despertar uma visão gerencial, ter responsabilidade socioambiental e saber trilhar o caminho dos resultados financeiros positivos.

Como pode ver, o caminho para melhorar sua empregabilidade tem várias etapas e, ao percorrê-las, você estará construindo uma carreira sólida e, ainda, se desenvolvendo para a vida. E a Fundação Dorina pode ajudar nisso! A nossa área de Empregabilidade trabalha para incluir o máximo de pessoas possíveis ao mundo do trabalho, fazendo a ponte entre profissionais e empresas parceiras para incentivar a geração de empregos, além de oferecer consultorias especializadas em diversidade e inclusão.

Para entrar em contato com a área, mande um e-mail para [email protected]. Se motive, mãos à obra e conquiste seu mundo!