Ir para o conteúdo Ir para o menu principal

14 de junho de 2017

10 filmes imperdíveis com personagens cegos

Ação, drama, comédia... diversos personagens cegos já protagonizaram grandes filmes na história do cinema!

Descrição da imagem: GIF animado de uma moça de perfil levando pipocas à boca. Ela está em uma sala escura, olha pra frente e tem o rosto iluminados pelas luzes da tela.

Que tal conhecer melhor o mundo das pessoas cegas e com baixa visão em obras cinematográficas? Alguns títulos da lista, como o documentário sobre Dorina Nowill e “Hoje Eu Não Quero Voltar Sozinho”, contam com o recurso da audiodescrição para que pessoas com deficiência visual também possam apreciá-los em cada detalhe.

Afinal, quem é que não gosta de um filminho com pipoca nas horas vagas?

1. Luzes da Cidade
Descrição da imagem: cena em preto e branco dos dois personagens principais de As Luzes da Cidade. É dia e eles estão numa calçada. O homem está à esquerda. Ele veste um fraque velho, gravata borboleta e chapéu-côco. A jovem florista cega está à direita, de perfil. Ela segura uma flor com a ponta dos dedos e sorri. Fim da descrição.
Começamos com um clássico do cinema mudo estrelado por Charlie Chaplin. O famoso personagem pobretão Carlitos se apaixona por uma jovem florista cega, que o confunde com um milionário. Para não desapontá-la, ele finge ser rico.

2. O Demolidor
Descrição da imagem: cena de O Demolidor. Ele é retratado do peito pra cima, com a testa franzida, usa uma roupa vermelha e uma máscara com dois pequenos chifres. Ao fundo há o topo de alguns prédios e um céu alaranjado e chuvoso. Fim da descrição.
Um acidente deixa o advogado Matt Murdock cego ainda na infância, mas também dá a ele poderes supersensoriais.  À noite ele é O Demolidor, um vigilante mascarado que luta por Justiça nas ruas de Nova Iorque. Além do filme, o super-herói da Marvel também ganhou uma série própria.

3. Ray
Descrição da imagem: cena do filme Ray. O ator Jamie Foxx é retratado do peito pra cima, em meio perfil, cantando em um microfone prateado. Ele usa óculos escuros e sorri. Fim da descrição.
‘Ray’ é baseado na vida do famoso cantor e pianista cego Ray Charles, que perdeu a visão em decorrência de um glaucoma na infância. A impressionante atuação de Jamie Foxx foi agraciada com o Oscar de melhor ator em 2005. O filme também levou uma estatueta na categoria Melhor Mixagem de Som.

4. Hoje eu quero voltar sozinho
Descrição da imagem: cena do filme Hoje eu quero voltar sozinho. Dois adolescente conversam em uma mesa com um porta-guardanapos. Eles estão sentados de frente para o outro, de perfil e sorrindo. Ao fundo há uma parede de tijolos, algumas plantas e outras mesas com pessoas. Fim da descrição.
Nesta produção brasileira, um adolescente cego busca sua independência ao mesmo tempo em que tem que lidar com a superproteção da mãe. Quando um novo aluno chega à escola, ele terá de lidar também com novos sentimentos.

5. Perfume de mulher
Descrição da imagem: cena do filme Perfume de Mulher. Um casal é retratado da cintura pra cima, dançando em um restaurante. O homem usa terno cinza e gravata, segura a mão da moça e repousa a mão sobre suas costas. A mulher está de costas, com a mão sobre o ombro do parceiro. Ela usa um vestido preto com as costas à mostra e tem o cabelo em coque. Ao fundo há mesas com algumas pessoas. Fim da descrição.
Em uma atuação que lhe rendeu o Oscar de melhor ator, Al Pacino interpreta um militar cego e genioso que pretende realizar um antigo sonho antes de morrer. Ele então contrata um jovem estudante para ajuda-lo a passar um fim de semana em Nova Iorque, mas o rapaz também irá ajuda-lo a enxergar a vida de uma forma diferente.

6. Dançando no Escuro
Descrição da imagem: cena do filme Dançando no Escuro. Uma moça de cabelos castanhos sorri e olha para outra de cabelos loiros, que toca seu rosto com as duas mãos. Ela aparece de costas, a partir dos ombros. Fim da descrição.
A cantora islandesa Bjork interpreta uma imigrante tcheca que possui uma doença hereditária que causa a cegueira. Mãe solteira, ela decide mudar para os EUA para conseguir uma cirurgia para seu filho de 12 anos antes que ele também perca a visão.

7. A cor do paraíso
Descrição da imagem: cena do filme A cor do paraíso. Um homem calvo e um menino caminham por uma estrada verdejante. Eles estão de frente. O homem carrega duas malas. O menino usa óculos escuros e caminha ao seu lado. Ao fundo há muitas árvores desfocadas. Fim da descrição.
O filme conta a história de um garoto cego que vive em um colégio interno. Seu pai tem vergonha de sua deficiência e tenta mantê-lo escondido durante as férias, quando o menino tem que voltar pra casa, mas aprenderá uma importante lição de vida com o filho.

8. À primeira vista
Descrição da imagem: cena do filme À primeira vista. Um homem de óculos escuros toca o rosto de uma moça com as duas mãos. Ela tem cabelos lisos e castanhos na altura dos ombros. Ambos são retratados do ombro pra cima e de perfil, um de frente para o outro. Fim da descrição.
Depois de passar a maior parte de sua vida cego, um homem tem a possibilidade de voltar a enxergar através de um novo procedimento experimental. Com o sucesso da cirurgia, ele terá que reaprender a lidar com o mundo enxergando novamente e contará com a ajuda de sua namorada para isso.

9. O milagre de Anne Sullivan
Descrição da imagem: cena em preto e branco do filme O Milagre de Anne Sullivan. À esquerda, uma garota olha pra frente com a boca ligeiramente aberta e uma mão sobre o peito. Ao seu lado, uma mulher olha pra ela e gesticula com uma mão à frente do rosto. Ela usa óculos escuros. Ambas são retratadas do ombro pra cima. Fim da descrição.
Filme baseado na história real e comovente da professora Anne Sullivan, que se esforça para fazer com que Helen Keller, uma garota cega, surda e muda se adapte ao mundo que a cerca. A professora acaba comprando uma briga com os pais da menina, que preferem mimá-la por pena a ensinar-lhe algo significativo.

10. Dorina: olhar para o mundo
Descrição da imagem: capa do documentário Dorina - olhar para o mundo. À esquerda há um texto em braille sobre um fundo texturizado. No centro há a imagem do rosto de Dorina Nowill em marca d'água. Ela está de perfil e sorrindo. Do lado direito está escrito "Dorina - Olhar para o Mundo". Fim da descrição.
É claro que essa lista não estaria completa sem esse maravilhoso documentário sobre a vida da nossa fundadora, Dorina de Gouvêa Nowill. Dorina perdeu a visão aos 17 anos e, desde então, dedicou sua vida à luta pelos direitos de inclusão das pessoas com deficiência visual no Brasil e no mundo!

Você sabia?

Atualmente a Ancine (Agência Nacional do Cinema) exige que os filmes produzidos com recursos públicos geridos por ela tenham audiodescrição. Quer saber mais sobre acesso à cultura e informação? Clique AQUI!