Ir para o conteúdo Ir para o menu principal

17 de março de 2017

Curso de audiodescrição ensina como todos podem usar a ferramenta

O curso tem como público-alvo qualquer interessado em tornar seus produtos mais acessíveis. Ele traz noções básicas do recurso e sua importância no dia a dia.

Descrição de Imagem: ilustração com fundo preto e em branco estão o logo da Audiodescrição, formado por um AD e três semi círculos e o texto Curso Audiodescrição. Fim da descrição.

Um dos recursos de acessibilidade mais difundidos é a audiodescrição. Ela auxilia pessoas com deficiência visual a entender como está o ambiente; o que está acontecendo no filme ou programa de televisão; como é a obra de arte no museu. Muito versátil e fácil de aplicar, a audiodescrição vem cada vez mais se difundindo nos produtos culturais brasileiros.

Além disso, A Agência Nacional do Cinema (Ancine) estabeleceu que todas as produções que tiverem seu apoio precisam ter audiodescrição; o Ministério das Comunicações implantou uma lei que, depois de 120 meses que uma emissora receber autorização para atuar no canal digital, ela tenha pelo menos 20 horas de programação com audiodescrição.

Por isso, a busca por cursos de especialização estão ficando cada vez maiores. A Fundação Dorina vai oferecer entre os dias 27 e 30 de março um curso sobre a ferramenta. Você pode fazer sua inscrição aqui.