Doe seu Imposto de Renda

Sabia que o seu Imposto de Renda pode ajudar crianças cegas e com baixa visão a terem livros acessíveis?

Até 30 de abril, você pode destinar 3% do seu Imposto de Renda para o projeto “Literatura e Inclusão”,  que prevê a produção e distribuição gratuita de 10 mil livros acessíveis (em formatos braille, falado e digital acessível) para 1 mil escolas e bibliotecas localizadas em mais de 200 municípios do Estado de São Paulo, além de capacitações para 480 profissionais promotores de leitura.

Sua doação é transformada em:

Descrição da imagem: ícones ilustrados de livro em braille, tablet com fones de ouvido, pilha de livros e mapa do Estado de São Paulo, além do texto "10 mil livros distribuídos gratuitamente nos formatos braille, áudio e digital acessível; 1 mil escolas e bibliotecas contempladas; 200 municípios em todo o Estado de São Paulo"

É fácil ajudar e você não gasta nada a mais por isso! Confira o passo a passo para doar como PESSOA FÍSICA:

1- Após informar as possíveis doações realizadas em 2019 e terminar o preenchimento da sua declaração no modo completo, selecione “Resumo da Declaração” e escolha a opção “Doação diretamente na declaração – ECA“. Clique em “Novo “, escolha:

a) Tipo do Fundo: “Estadual”
b) UF: “São Paulo”
c) CNPJ: 13.885.657/0001-25 (esse número é do CONDECA e será gerado automaticamente)
d) Abaixo do quadro, no canto inferior direito, o próprio programa da Receita Federal indicará o valor disponível para doação. Este valor deverá ser digitado no campo “Valor” para completar a operação. Clique em Ok.

2- Clique na opção “Imprimir” no menu lateral e selecione “DARF – Doações diretamente na declaração – ECA”. O sistema gerará o Documento de Arrecadação de Receitas Federais, um boleto bancário que deve ser pago até o dia 30 de abril.

3- Envie uma cópia do comprovante de pagamento para o e-mail do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (condeca@seds.sp.gov.br), com cópia para a Fundação Dorina (parceria@fundacaodorina.org.br). Juntamente com o comprovante, envie um ofício informando seus dados (nome, CPF, endereço e telefone) e o nome do projeto “Literatura e Inclusão”, para que o recurso seja direcionado corretamente.

O Conselho lhe enviará o recibo da sua destinação e apresentando este recibo você deduzirá todo o valor no pagamento do IR. É importante guardar o seu comprovante de pagamento!